São Paulo, a cidade mais receptiva do Brasil

Apesar do fator econômico ser uma das principais motivações, índice de migração para à capital paulista diminui em relação ao último Censo Demográfico do IBGE.

Por Claudio Rufino

 

Ao longo dos anos, o tecido social paulista vem sendo moldado pelo grande número de migrantes vindos de todo o Brasil. Segundo pesquisa realizada em 2013 pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Rede Nossa,  42% da população paulista é formada por residentes não-nascidos em São Paulo. Grande parte desse contingente veio para a cidade por fatores econômicos, em busca de  qualidade de vida.

Com base nos dados de 2013, entre os estados, a Bahia é o que mais envia migrantes à capital paulista (25%), seguido por Pernambuco (20%), Minas Gerais (17%), Ceará (7%), Paraná (7%), Paraíba (5%) e Piauí (4%). Nossa equipe de repórteres foi até a Avenida Paulista, centro financeiro da cidade de São Paulo, para conversar com a população sobre as motivações que atraem os migrantes.

Roberto, 60 anos, Rio de Janeiro – RJ. “Eu amo São Paulo, porém o que procuro hoje é um lugar mais sossegado para relaxar”. (Foto: Luis Felipe Rodrigues)

Durante nossa enquete, 200 pessoas foram entrevistadas. Entre as várias histórias, a de José Domingos da Silva, 54 anos, padeiro, nascido em Areia – PB, contou que veio para São Paulo pela primeira vez aos 9 anos de idade para conhecer seu pai. “Aos dezoito, tirei meus documentos e voltei em busca de emprego, pois naquele tempo era difícil de conseguir uma vaga que garantisse os direitos de um trabalhador em minha cidade”. Segundo a opinião de, Sérgio Pendek, 51 anos, nascido no Paraná. Atualmente está difícil vir para São Paulo e iniciar tudo do zero, apesar das oportunidades a dificuldade é enorme para quem vem de mãos abanando.”

 

Sobre a Pesquisa

Em nota, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que atualmente pesquisas referentes a migração são atualizadas a cada dez anos, sendo que os dados mais recentes são de 2010.

Galeria de Fotos:

Equipe:

Pauteiro: Samuel Vasques
Repórter Fotográfico: Luis Felipe
Repórter: Claudio Rufino
Revisor: Lucas Rodrigues
Editor: Guilherme Barros
Planejamento Multimídia: Cezar Augusto
Redes Sociais: Jonatas William

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *