São Paulo, a cidade mais receptiva do Brasil
Apesar do fator econômico ser uma das principais motivações, índice de migração para à capital paulista diminui em relação ao último Censo Demográfico do IBGE.
Por Claudio Rufino
Ao longo dos anos, o tecido social paulista vem sendo moldado pelo grande número de migrantes vindos de todo o Brasil. Segundo pesquisa realizada em 2013 pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Rede Nossa, 42% da população paulista é formada por residentes não-nascidos em São Paulo. Grande parte desse contingente veio para a cidade por fatores econômicos, em busca de qualidade de vida.
Com base nos dados de 2013, entre os estados, a Bahia é o que mais envia migrantes à capital paulista (25%), seguido por Pernambuco (20%), Minas Gerais (17%), Ceará (7%), Paraná (7%), Paraíba (5%) e Piauí (4%). Nossa equipe de repórteres foi até a Avenida Paulista, centro financeiro da cidade de São Paulo, para conversar com a população sobre as motivações que atraem os migrantes.

Durante nossa enquete, 200 pessoas foram entrevistadas. Entre as várias histórias, a de José Domingos da Silva, 54 anos, padeiro, nascido em Areia – PB, contou que veio para São Paulo pela primeira vez aos 9 anos de idade para conhecer seu pai. “Aos dezoito, tirei meus documentos e voltei em busca de emprego, pois naquele tempo era difícil de conseguir uma vaga que garantisse os direitos de um trabalhador em minha cidade”. Segundo a opinião de, Sérgio Pendek, 51 anos, nascido no Paraná. “Atualmente está difícil vir para São Paulo e iniciar tudo do zero, apesar das oportunidades a dificuldade é enorme para quem vem de mãos abanando.”
Sobre a Pesquisa
Em nota, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que atualmente pesquisas referentes a migração são atualizadas a cada dez anos, sendo que os dados mais recentes são de 2010.
Galeria de Fotos:
Equipe:
Pauteiro: Samuel Vasques
Repórter Fotográfico: Luis Felipe
Repórter: Claudio Rufino
Revisor: Lucas Rodrigues
Editor: Guilherme Barros
Planejamento Multimídia: Cezar Augusto
Redes Sociais: Jonatas William