A Influência do K-pop entre os jovens brasileiros

Por Ester Nascimento e Gabriel Wallace

As relações entre Brasil e Coreia do Sul estão cada vez mais próximas e envolvem gastronomia, literatura, moda, dança e música. O K-pop, música popular coreana, abreviação de Korean pop, é caracterizado por danças,  passos ousados e músicas que grudam na cabeça fazendo o gosto de muitos jovens brasileiros, que se espelham nos grupos e criam os seus próprios passos com esperança de terem reconhecimento fazendo algo que gostem.

Jovens dançando no patio CCSP (Centro Cultural São Paulo)

Grupos famosos, como BTS (Beyond the Scene), Blackpink e Twice, fazem a alegria de jovens pelo Brasil inteiro. São referência tanto artística quanto de estilo de vida, nas vestimentas e até na alimentação, divulgando os hábitos da cultura coreana. Do mesmo modo, levantam temas importantes nas letras de suas músicas, como a depressão e a baixa autoestima. Em seus maiores sucessos, falam que é importante “nunca desistir de seus sonhos”, “embora a dificuldade aumente, sempre sonhe”.

BTS no Grammy em 2019
Da esquerda para direita : Taehyung, Jungkook, Jin, Namjoon, Hoseok, Jimin e Yoongi
Twice
Da esquerda para a direita : Tzuyu, Jeongyeon, Sana, Jihyo, Nayeon, Chaeyoung, Dahyun, Mina e Momo

Todos os anos, grupos covers promovem eventos e competições  com intuito de apontar os melhores no K-pop em diversos estados brasileiros. A própria embaixada coreana oferece aulas para a comunidade que tem interesse.

No Centro Cultural São Paulo (CCSP), vários grupos de covers se reúnem no intuito de ensaiar e praticar, tornando-se uma espécie de comunidade. Os benefícios desses eventos vão de interação social a melhora de qualidade de vida, já que muitos jovens afirmam que, antes de dançar,  não se exercitavam. “O K-pop fez com que eu me exercitasse mais, passasse a dançar toda semana, então ajudou também na minha saúde”, diz Juliana Harsche. Além disso, a facilidade de fazer amigos e participar de grupos também é um aspecto destacado pelos fãs. Alguns desenvolvem nome e camisetas para identificação. Os grupos misturam meninas e meninos, fugindo de padrões estereotipados, pois todos podem desenvolver coreografias masculinas ou femininas. Há uma forte influência do padrão de beleza coreano e a moda oriental utilizada no cotidiano daquele país é incorporada ao modo dos jovens frequentadores. 

Entrada do CCSP (Centro cultural de São Paulo)
Grupo se preparando para o ensaio

 

Um grupo cover bastante popular é o Beat u dance group. Juntos desde 2013, eles acumulam cerca de 32 mil inscritos em seu canal no YouTube. Com bastante disposição, participam de diversas competições de dança por vários estados e são jurados de algumas competições, mostrando paixão em cada passo que dão.

Camisa personalizada do grupo cover Beat u dance group

Alexandre Ogata, um dos membros do Beat u dance group, relata com entusiasmo o quão importante é o gênero musical em sua vida “Além de diversão, estamos usando o K-pop agora como uma segunda profissão e estamos aqui todo final de semana para ensaiar”, diz.

Para Douglas Rodrigues, também membro do grupo, o K-pop mudou muita coisa em sua vida e ampliou seu círculo de amigos. “Conheci gente nova, comecei a dançar mais e até descobri outros lugares participando de eventos em outros estados”, conta.

O grupo deu uma exclusiva para a AUN Código e mostrou uma dança ainda não publicada nas redes. A música é do grupo TXT e se chama Crown, confira um trecho:

 

 

O interesse pelo K-pop continua em alta, conquistando mais fãs, porém, ainda há um certo preconceito em relação à música coreana, por conta da língua diferente, das cores extravagantes na maioria dos clipes e da aparência dos cantores masculinos. Entretanto, o alcance mundial é inegável com força no mercado da musica tendo peso na industria do entretenimento. 

Saiba mais

Veja no YouTube alguns dos clipes mais famosos de K-pop.

Monsta X – https://www.youtube.com/watch?v=FZ9lJ5ctd0s

Gfriend – https://www.youtube.com/watch?v=YYHyAIFG3iI

KARD – https://www.youtube.com/watch?v=41Dp7Q-SM1Y

 

Editor: Milena Barbosa

Pauta e Repórter/Redator: Gabriel Wallace

Repórter/Redator e Fotografo : Ester Nascimento

Revisor: Leonardo Paz

Redes Sociais: Andreza Gonçalves

 

8 comentários em “A Influência do K-pop entre os jovens brasileiros

  • março 27, 2019 em 3:17 pm
    Permalink

    Gostei da matéria porem discordo não acho k pop legal p mim é igual bolsonaro mas gostei da escrita e de tudo sobre esses japoneses

    Resposta
  • março 27, 2019 em 5:10 pm
    Permalink

    Ótima matéria, finalmente o K-pop esta tendo reconhecimento ^^ parabéns pela equipe

    Resposta
  • março 27, 2019 em 5:15 pm
    Permalink

    Minha filha gosta muito desses cantores, gostei da noticia, parabéns

    Resposta
  • março 27, 2019 em 9:59 pm
    Permalink

    Ótima matéria, sobre um tema novo, e que não é muito abordado, e a matéria ficou excelente, eu particularmente nunca ouvi kpop mais há quem goste, enfim, parabéns a quem fez

    Resposta
  • março 28, 2019 em 2:34 am
    Permalink

    K-pop é um estilo musical diferente mas conhecido, está cada vez mais tomando um maior espaço e atenção no mundo.

    Resposta
  • março 28, 2019 em 12:38 pm
    Permalink

    o k pop salvou minha vida

    Resposta
  • março 29, 2019 em 2:08 am
    Permalink

    Muito boa a matéria ….. Gostei e melhor dançar se ocupar do que ficar sem fazer nada.. Patrícia

    Resposta
  • março 29, 2019 em 2:20 am
    Permalink

    Gostei muito da matéria
    E melhor está se ocupando com dança do que ficar desocupado.
    Tem criatividade ….. Tem comprometimento . Se ocupam.. muito bom.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *