Tríade Trindade, obra do artista Tunga, está na Pinacoteca até junho; programe-se

Tríade Trindade, monumental obra do artista pernambucano Antonio José de Barros Carvalho de Mello Mourão, mais conhecido como Tunga, está em exposição na Pinacoteca, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A obra foi adquirida em novembro do ano passado e tem patrocínio do Iguatemi São Paulo.

A mostra contém cargas simbólica e energética, a estrutura é composta por metais e imãs, com cinco metros de altura e quatro toneladas de peso, representações de trança, cabelereira, sinos, caldeirões, funil, tacape, jarras, taças, além de outros objetos recipientes e três bengalas gigantes que se encontram. A obra foi exposta pela primeira vez em 2001, em uma retrospectiva do artista na França no Museu Jeu de Paume.

Segundo Bianca Silva, monitora da exposição, o cobre da obra seria uma referência à esposa de Tunga, que teria os cabelos ruivos. Ao fim da tarde, quando o sol está se pondo e as luzes da Pinacoteca são acessas o cobre reluz ainda mais, realçando a obra do artista.

A obra foi doada para exposição, porém foram gastos mais de 700 mil reais com transporte e restauração, que duraram cerca de quatro meses.

 

Ao longo do dia a obra adquire contornos diferentes através da variação de luz do ambiente (Foto Resimere Basilio).

Sobre a Pinacoteca

O museu foi fundado em 1905 pelo governo do estado de São Paulo e desde então expôs inúmeras obras de artistas renomados. Anualmente, são organizadas mais de 17 mostras, sendo que o acervo da Pinacoteca conta com mais de 10 mil obras.

Em 2014, o museu recebeu o maior público já registrado, com a exposição do artista plástico Ron Mueck, que levou para suas obras o detalhe e o realismo de figuras humanas. Mesmo com o passar dos anos, a Pinacoteca de São Paulo tem cumprido vigorosamente sua missão de levar aos visitantes inúmeras experiências e conhecimento através da arte visual.

Programação

Tríade Trindade – até 04 de junho de 2018.

Horário: de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30.

Ingressos: R$6 (inteira) e R$3 (meia), aos sábados a entrada é gratuita.

Mais informações: www.pinacoteca.org.br

 

Djuly Pendek – Revisor

Elizabeth Perestrelo – Editor

Gabrielle Soares – Redes Sociais

Jaqueline Melo – Repórter/Redator

Mauricio Canbui - Multimídia

Rosimere Basilio - Fotografo

Paula Trindade  - Pauteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *