Educação na era digital e seus desafios no ciberespaço

Por Izabele Oliveira

A tecnologia vem avançando e ganha espaço a cada dia. Nesse contexto, é necessário buscar adaptação para não parar no tempo. A era digital chegou e com ela mais mudanças desafiadoras, oferecendo a oportunidade de facilitar nossa rotina.

Como tudo que é bom tem suas falhas, a era digital não veio com um manual de instruções para nossos jovens e crianças. O seu uso em excesso pode se tornar prejudicial à educação e ao convívio social.

Atualmente, essa faixa etária tem acesso a um amplo acervo de informações na palma da mão. Porém, quando esse instrumento não é bem utilizado pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento. Como responsáveis, os pais devem se atentar e pesquisar mais a fundo os riscos para que possam educar de maneira correta o uso da internet.

Por mais que a educação para a tecnologia ainda não seja muito utilizada, há escolas que já estão tomando medidas para tornar o mundo digital mais seguro, em um ambiente educativo e produtivo para as crianças.

Educadora Simone Ansanelli

Simone Ansanelli, educadora do colégio Júlio Botelho, conta que o uso de aparelho celular é proibido no colégio, mas mesmo com a interdição no ambiente escolar, eles trazem muitas informações que nem sempre são saudáveis. Ela cita que o perfil daqueles que utilizam a internet sem limite de tempo são os mais dinâmicos nas aulas, agitados e até mais agressivos, porém mostram comportamento maduro se comparados aos que não utilizam a ferramenta com a mesma frequência.

 

 

No colégio, há métodos para atrair os alunos a fazer atividades extras que os distraiam do mundo digital e estimulem a criatividade. Há também uma parceria com os pais para que possam acompanhar de perto o crescimento e corrigir o uso excessivo.

Professora e educadora de Cibercultura da Unicsul, Patrícia Borges

Questionada sobre o amplo risco do uso da internet, a educadora Patrícia Borges, da Universidade Cruzeiro do Sul, conta que, com supervisão e restrição de tempo, o seu uso seria o ideal, mas para isso a atenção dos pais deve ser redobrada. “A atenção dedicada às crianças é, na maioria das vezes, superficial e sem qualidade”, alerta.

 

 

 

 

Izabele Oliveira – Pauteira/Repórter
Nayara Mesquita- Fotógrafa
Paola Santana – Revisora
Samuel Oliveira – Editor

6 comentários em “Educação na era digital e seus desafios no ciberespaço

  • abril 1, 2019 em 5:03 pm
    Permalink

    Parabéns a todos ficou muito bom

    Resposta
  • abril 1, 2019 em 5:11 pm
    Permalink

    Meus parabéns! ficou muito boa a matéria.

    Resposta
  • abril 1, 2019 em 5:38 pm
    Permalink

    Parabéns pela matéria e o assunto abordado, show.

    Resposta
  • abril 1, 2019 em 5:49 pm
    Permalink

    Que beleza de matéria. Muito bom! Os pais deviam se atentar mais a essas coisas! Espero que se espalhe por toda grande sp essa matéria.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *