Profissionais do BuzzFeed, Nexo e Estadão debatem jornalismo na Cruzeiro

Por Estefany Siqueira

 

No último dia 7 de maio, o curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul promoveu uma mesa-redonda no Auditório Santander (Campus Liberdade) com profissionais convidados que contaram sobre suas experiências no ambiente digital. Organizada como parte da programação pedagógica da disciplina de Jornalismo Online, dirigida aos alunos do 2º e 3º semestres, recebeu estudantes de outros períodos e foi transmitida ao vivo pela página oficial do Facebook da Agência Universitária de Notícias Código (AUN), projeto laboratorial do curso, atingindo também os alunos de Educação a Distância (EAD).

Os convidados compartilharam suas histórias pessoais e o modo como se adaptaram às oportunidades do jornalismo produzido para o ambiente digital. A jornalista Rita Lisauskas contou sobre sua experiência como blogueira da página Ser Mãe é Padecer na Internet, atualmente no Estadão, e como comentarista na Rádio Eldorado. Conrado Corsalette falou sobre o projeto Nexo Jornal, do qual é co-fundador e onde atualmente ocupa o cargo de Diretor de Redação. Clarissa Passos falou sobre sua carreira na internet e o trabalho como editora de entretenimento no BuzzFeed Brasil.

O encontro contou com uma Comissão de Organização composta por alunos das unidades Liberdade e São Miguel Paulista, divididos em equipes de Recepção, Cobertura e Redes Sociais. A estudante Aline Júlio, 19 anos, participou da comissão de Redes e contou que houve dificuldades técnicas para conseguir fazer a transmissão ao vivo, mas que tudo foi superado e que a contagem de acessos está em torno de 800. Sua maior dificuldade foi dar conta de atender os alunos de EAD simultaneamente, mas mesmo assim disse que valeu a experiência.

O aluno Carlos Alberto, 18 anos, ficou na equipe de cobertura do evento, entrevistando os palestrantes. Para ele, foi de grande importância conversar com jornalistas renomados e conhecidos, algo que ajudou em sua formação profissional. Ele acredita que quando um jovem universitário participa de uma cobertura, aprende na prática como é a vida de um repórter e redator.

Os alunos também se reuniram para receber os convidados. A equipe de Recepção montou coffee break com a contribuição e participação de alguns dos estudantes. Os alunos Guilherme Souza e Carlos Alberto editaram um vídeo de apresentação do trabalho realizado na Agência Universitária de Notícias, com entrevistas com a coordenadora do curso, Profa. Regina Tavares, com o Prof. Antonio Assiz, responsável pela AUN em 2017, e com a Profa.  Mirian Meliani, responsável pela Agência em 2018, que organizou a realização do evento e mediou a mesa de debates.

Para assistir na íntegra a mesa-redonda, acesse o link abaixo.

https://www.facebook.com/codigoaun/videos/374352709713123/

Acompanhe a AUN nas redes sociais:

https://www.facebook.com/aun.codigo

www.instagram.com/codigoaun/

www.twitter.com/codigoAUN

Nossa página oficial:

http://codigo.inf.br/aun/

Confira as páginas de nossos convidados:

http://emais.estadao.com.br/blogs/ser-mae/

https://www.nexojornal.com.br/

https://www.buzzfeed.com/clarissapassos

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *