Academia e Esporte: a combinação perfeita

As academias são uma boa opção para quem quer começar a praticar esportes ou busca apenas lazer

Por: Thainná Bastos

Antes, algumas pessoas viam quem frequentava as academias regularmente (os famosos “sarados”), como viciados em cuidar do corpo ou atletas do fisiculturismo, mas é possível dizer que essa visão está mudando. Hoje, todos as frequentam independente da idade e muitos não tem mais esse pensamento restrito, possuem mentes mais abertas e pensam em sair do sedentarismo.

Com mais de 33 mil unidades registradas na Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), o país é o segundo maior mercado de academias no mundo. Faturando cerca de oito bilhões por ano, correspondente a 0,13% do PIB nacional e 3% do faturamento do setor de serviços, chega a driblar até a crise (segundo dados do instituto IESPE de Minas Gerais em 2017).

Com o crescimento do mercado fitness e com as pessoas engajadas em manter uma boa forma e saúde, as academias começaram a perceber que precisavam de um diferencial. Para Felipe Vieira, Personal Trainer na academia Star Fitness em São Paulo, o que faz a diferença é o conhecimento, a dedicação e a atenção dos professores com os alunos. “É papel do professor mostrar o quanto a atividade física é importante para a mente e para a saúde humana. É preciso dizer que o treino de musculação, por mais que seja chato e repetitivo, é crucial para o desenvolvimento muscular e especificar o que os outros esportes vão desenvolver no corpo, pois o aluno tem o direito de fazer o que lhe faz bem.”

Assim como clubes e parques, as academias também conseguiram se destacar na área esportiva, até pelo fato de desenvolverem atletas para esportes específicos e oferecerem diversos tipos de atividades. Não é necessário pesquisar muito para encontrar as que oferecem esportes como: futebol, vôlei, natação, corridas, lutas, danças, e muito mais.

Aula de natação (Foto: Marian Capelini)

As academias se tornaram o ponto focal para muitas pessoas, e com certeza será o seu a partir de agora!

 

 

Fotografia de Marian Capelini; Edição de Esther Raquel; Revisão de Raíssa Pilar;

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *