Hockey in line: patins reformulam o modo de praticar o esporte do gelo

No Brasil, ele ganhou força a partir de 1996 e hoje está presente em vários clubes.

   Por Diana Salazar

Já ouvimos falar muito sobre o hóquei, pois é um dos jogos olímpicos mais conhecidos nos Estados Unidos. Por ser um esporte praticado sobre o gelo, está mais presente nas regiões do nordeste e centro-norte daquele país. O jogo foi criado em 1834 no Canadá, porém, no Brasil, também existe uma versão adaptada a climas não tão frios, o hockey in line ou hóquei em linha. Essa modalidade é jogada em quadras de cimento ou de madeira, onde os jogadores usam patins. O jogo é composto por no máximo 16 jogadores e 2 goleiros, com quatro tempos de doze minutos. No Brasil, há vários clubes que praticam este esporte, como a Sociedade Esportiva Palmeiras, a Associação Portuguesa de Desportos, a Associação Atlética Banco do Brasil, o São Bernardo Futebol Clube, o Amparo Athlético Club, a Tatuapé Rap Rollers, entre outros.

Henrique Andrade, atleta da Sociedade Esportiva Palmeiras, diz que o hóquei tradicional foi inserido na agremiação em 1923 e, desde então, coleciona títulos estaduais, nacionais e internacionais, tornando-se um dos mais vitoriosos do país. No entanto, é em 1996 que o hóquei sobre patins entrou em cena. O jogador diz que a equipe conta com grandes atletas e treinadores, como Rogerio Polido e Fabio Bossi, sendo eles os atuais comandantes dos times. Atualmente, o hockey in line do Palmeiras disputa competições oficiais promovidas pela Federação Paulista de Hóquei e Patinação (FPHP), bem como da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP).

Há diferenças entre o hóquei no gelo e o hockey in line: o hóquei no gelo tem particularidades que o tornam um pouco mais difícil, pois é mais rápido, o contato físico é mais tolerado e as regras (icing e offside) tornam o jogo mais compacto. O hockey in line é geralmente mais técnico, sem muito contato físico, os jogadores tendem a ter mais tempo com o puck (disco de borracha usado para jogar) e o jogo, às vezes, é mais livre e corrido.

A Sociedade Esportiva Palmeiras diz que a divulgação sobre os campeonatos do hockey in line é feita principalmente dentro do clube, através do Departamento de Comunicação Interna, porém no caso dos times de competição profissional, as informações estão no site oficial, na seção de esportes e nos canais oficiais voltados para a modalidade em São Paulo (Facebook da Federação Paulista de Hóquei e Patinação- https://www.facebook.com/sphoqueiepatinacao/) e no Brasil (Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação – https://www.facebook.com/ConfederacaoBrasileiraDeHoqueiEPatinacao/)

Pauteiro: Rafael Nazareth

Reporter: Diana Carolina Salazar

Editor: Alisson Januario

Revisor: Bruno Otsubo

Planejamento multimídia: Estefanny Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *