Ritmo acelerado: crescimento do Futebol Americano no Brasil

O Futebol Americano é um dos esportes que vem crescendo nos últimos anos no Brasil, não só porque homens ou mulheres podem praticar, mas também muitos fãs passaram a acompanhar pela televisão. A ESPN é o principal canal que transmite o esporte no nosso país.

Cada vez mais presente na realidade de quem busca esporte em canais pagos, de setembro a fevereiro, período em que acontece a temporada profissional nos Estados Unidos, uma parte mais relevante da audiência da TV fechada se concentra nesse peculiar esporte. Com dados da ESPN, emissora responsável no Brasil por transmitir ao vivo todos os jogos da temporada de National Football League (NFL), a audiência do esporte cresceu 78% de 2014 para 2018. A maior audiência é o Super Bowl,  último jogo da temporada no Futebol Americano,  pois conta com as equipes de Team Leaders dos times envolvidos na final, além de apresentações de grandes artistas no show do intervalo. O Brasil é o segundo país que mais consome o esporte, ficando atrás apenas do México.

Com o crescimento do esporte, o Brasileiro de Futebol Americano (BFA) principal campeonato da modalidade disputado no país, terá algumas mudanças na forma de disputa. A primeira passando de 32 para 80 equipes divididas em cinco conferências em todo o país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. O número de jogos passou de 111 para mais de 200 partidas e em uma nova divisão foi criada a BFA 2 (Acesso). A CBFA tem mais de 4.000 atletas inscritos para a competição, que terá início no dia 29 de julho  e o encerramento da temporada nos dias 14 e 15 de dezembro, com o Brasil Bowl.

Segundo Everaldo Marques, narrador da NFL nos Canais ESPN, o Football não tem potencial para desbancar o futebol no Brasil. “Nenhum esporte tem. Nunca vai acontecer, na minha opinião. Mas torço para que consigam sempre formar torneios bem organizados e competitivos”.

 

Saiba Mais:

A divisão dos clubes, datas e locais dos jogos do campeonato nacional, podem ser acompanhados diretamente pelo site da CBFA: https://cbfabrasil.com.br/bf/evento/302/liga-bfa-elite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *