CCSP, acesso à cultura todos os dias

Foto: Creative Commons

“Planejar, promover, incentivar e documentar as criações culturais e artísticas; reunir e organizar uma infra-estrutura de informações sobre o conhecimento humano; desenvolver pesquisas sobre a cultura e a arte brasileiras, fornecendo subsídios para as suas atividades; incentivar a participação da comunidade, com o objetivo de desenvolver a capacidade criativa de seus membros, permitindo a estes o acesso simultâneo a diferentes formas de cultura; e oferecer condições para estudo e pesquisa, nos campos do saber e da cultura, como apoio à educação e ao desenvolvimento científico e tecnológico“.

Essa é a lei criada para Centro Cultural de São Paulo (CCSP), inaugurado em 13 de maio de 1982. No início era apenas um projeto de extensão da Biblioteca Mario de Andrade – hoje uma das maiores bibliotecas do país – mas com o tempo se tornou um grande espaço público de cultura, com uma área de 46.500 m² dividida em quarto pavimentos.

Sua construção iniciou nos últimos anos da ditadura no Brasil, houve muitos desafios para o ambiente realmente ser construído, pois o projeto sempre era rejeitado ou negavam a verba para termino da construção do local. Após a aprovação, o projeto pode ser concluído e com os anos o centro cultural se tornou cada vez mais maior, promovendo cultura para os campos musicais, de artes cênicas e plásticas, ações educativas (cursos e oficinas), dança e literatura, alcançando todas as idades. Muitos eventos ou oficinas possuem acessibilidade para deficientes.

Neste feriado (15) o Centro Cultural incluiu na sua programão o Circuito Spcine, com o objetivo de trazer uma experiência nova para os cinéfilos, com mais de 200 sessões semanais. O projeito Spcine irá modernizar os equipamentos de cinema já existente nas regiões paulistas e criar salas de cinemas com diversos títulos nacionais e internacionais para quem não tem acesso a sétima arte. O valor do ingresso será de 8,00 (inteira) e 4,00 (meia), o Sp cine possui um site oficial, acesse aqui para conhecer quais lugares além do CCSP possuem salas de cinema.

Esse mês também acontece 24º Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, reunindo oficinas, cursos e diversas exposições para os amantes de Cinema, Teatro e música. Além do festival, acontece o Melodias do Brasil – Identidade e Transformação (CD Candeias)  e o Recital de Piano: Eduardo Santangelo. Quase todas as atividades oferecidas pelo CCSP são gratuitas ou de baixo custo, acessível a todos que procuram por cultura.

Localizado entre as ruas Vergueiro e 23 de maio, onde pode se chegar facilmente com transportes públicos. Para se inscrever ou saber das programações oferecidas pelo CCSP, confira o site deles aqui .

Texto: Damaris Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X