Como a Folha de São Paulo cobriu as Olimpíadas – Rio 2016

Por: Alisson Bruno e Carolina Fernandes

Através de analises qualitativas e quantitativas, a Codigo On analisou 18 capas do jornal Folha de São Paulo durante os jogos olímpicos Rio 2016, com intuito de descobrir em média quanto o jornal reservou de espaço para o tema.

Avaliando em cada capa o quanto havia de texto, imagens e outros assuntos relacionados às olimpíadas, descobrimos que 10% foram textos, 27% imagens e 63% outros assuntos. No seguinte passo realizamos uma análise qualitativa identificando no texto (Titulo, matéria e legenda) o teor predominante crítico, elogioso e neutro, concluímos que de 18 charges publicadas 6 foram críticas ao tema, de 36 editoriais 6 foram neutros, 2 negativos e 1 positivo, das 23 fotos e matérias, 9 foram negativas, 9 positivas e 5 neutras.

A partir dessas análises, conseguimos identificar períodos de variações. Antes de começar as olimpíadas, percebe-se que a Folha de São Paulo teve críticas negativas, feitas também por outros jornais nacionais e internacionais, questionando o preparo e a infraestrutura do Brasil para um evento deste porte. Durante os jogos percebe-se que as críticas negativas foram deixadas de lado, dando espaço aos elogios e divulgação das competições junto aos atletas, e por fim, no último dia observado (24/08), há somente 7% de fotos, 19% texto e 74% de outros assuntos. Todos os dias a Folha divulgou o quadro de medalhas das 5 primeiras posições no ranking incluindo a posição do Brasil.

Concluímos que houve uma grande mudança referente as publicações na cobertura do evento, nos períodos anteriores aos jogos, é possível observar uma grande quantidade de críticas negativa, já durante o evento essas críticas foram neutras e positivas e no final dos jogos foi o período dedicado a elogiar e informar sobre o quadro de medalhas e as vitórias de nossas seleções. Percebe-se facilmente relativo aumento de conteúdo dedicado às Olimpíadas de um período ao outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X