As emissões veiculares estão diminuindo a cada ano

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), divulgou um estudo feito pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve,  que há 30 anos  foi criada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com o proposito de reduzir da emissão de poluentes e controlar a contaminação atmosférica, obrigando a indústria automobilística a produzir novas tecnologias que ajudam a criar combustíveis que causam menos impacto ao meio ambiente.

O projeto foi responsável por contribuir na diminuição das emissões veiculares nos últimos anos e agora visa para 2017 a renovação do projeto iniciado no ano de 2014, que incluirá uma maior fiscalização da emissão de fumaça preta, essa fiscalização iniciou este ano. Outros pontos que contribuirão para a sociedade e o meio ambiente, foram a modernização automotiva brasileira; uma melhor qualidade dos combustíveis automotivos; a formação de mão-de-obra mais profissional, entre outras.

Em outro dado da Cetesb, apontou que em 2013, 90% da poluição era causada apenas por carros e essa exposição aos poluentes diminuiu o tempo de vida dos paulistanos em pelo menos dois anos.  Em 2014, as emissões no Estado foram de 416 mil toneladas de monóxido de carbono (CO), e no ano seguinte, as emissões de CO diminuíram para 366 mil toneladas.

Além do CO, também o Oxido de Nitrogênio (NOx), Material Particulado (MP), Dióxido de Enxofre (SO2)Compostos Orgânicos Voláteis (COV), soma de hidrocarbonetos (NMHC) e  Aldeídos (RCHO) declinaram nos últimos dez anos e um relatório sobre 2016 já está em andamento.  Os carros, motos, caminhões e ônibus emitem grandes quantidades desses poluentes, principalmente veículos mais antigos.

emissoes-veiculares
Gráfico sobre a diminuição das emissões veiculares

Ter seu próprio automóvel é comum, principalmente para quem vive na Macrometrópole Paulista (regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Sorocaba). Somos expostos diariamente a diversas propagandas que incentivam a comprar nosso próprio carro com toda sua utilidade e vantagens, mas o constante congestionamento e os malefícios para o meio ambiente e a sociedade como um todo deve ser levado em consideração

Texto: Damaris Tavares | Fotos: Creative Commons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X