Mapa virtual revela avanço da poluição em tempo real

Por: Bruno de Bonis e Estela Silva

A poluição e o aquecimento global vêm sendo um dos assuntos mais discutidos e rebatidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) atualmente. Um dos seus últimos índices divulgados relata que 80% dos habitantes de áreas urbanas estão expostos a uma massiva frota de veículos nas ruas, produzindo 9x mais poluição do que fábricas consideradas emissoras tóxicas de alto risco – desse modo, produz um ar inadequado e prejudicial à saúde. De acordo com esses dados, revela-se no ano de 2012 que foram levadas a óbito mais de 7 milhões de pessoas por conta da má qualidade do ar.

capture-20161202-121837
Imagem: Site Oficial AirVisual

Tendo em vista esse caso tão agravante, uma startup francesa lançou o AirVisual, um mapa interativo e tridimensional que armazena dados e informações dos avanços da poluição no mundo em tempo real. O índice de qualidade do ar (AQI, sigla em inglês) é apresentada em verde, que corresponde a uma qualidade favorável, e em vermelho – que representa um ar mais alarmante e perigoso.

“É difícil ver a poluição do ar em sua casa, então nós queríamos torná-lo muito visual. Depois de ver o 3-D da Terra, é quase chocante. Nossa terra está realmente sofrendo com a poluição que criamos”, comenta Yann Boquillod, fundador da empresa, em entrevista ao jornal The Washington Post.

capture-20161202-122025
Imagem: Site Oficial AirVisual

De forma detalhada, o mapa informa a poluição de partículas menores que 2,5 micrômeros, sendo elas agravantes para a saúde e a olho nu impossíveis de visualizar. Esses dados são colhidos em programas de monitoramento de agências governamentais de diferentes países – como Estados Unidos e China. Além de facilitar o acesso às informações utilizando o método ‘big data’ para reproduzir a imagem do planeta Terra, o mapa também conta com ilustrações da poluição do ar e a velocidade do vento. O globo está disponível via aplicativo para smartphone e o próprio site da AirVisual.

Para mais informações, acesse o site do aplicativo aqui ou baixe no seu smartphone (IOS e Android).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X