38 anos do Prêmio Vladimir Herzog

Quem foi Vladimir Herzog?

Vladimir Herzog nasceu na Iugoslávia, em 1937. No ano de 1942, emigrou para o Brasil com os pais Zora e Zigmund, fugindo da segunda guerra mundial. Formou-se em filosofia pela USP, mas foi como jornalista que ele se destacou. Trabalhou em importantes órgãos de imprensa, como o jornal O Estado de S. Paulo. No início da década de 60, casou-se com a publicitária Clarice Herzog, com quem teve dois filhos, Ivo e André.

Em todas as suas atividades, Vlado sempre se pautou pela extrema seriedade e honestidade profissional.  A repressão impediu-o. Vladimir Herzog morreu no dia 25 de outubro de 1975, com 38 anos – mesmo tempo da existência do prêmio – durante uma sessão de tortura, em São Paulo, num prédio utilizado pelo Destacamento de Operações Internas – Comando Operacional de Informações do II Exército (DOI-CODI).

Onde o prêmio foi realizado?

O evento é público e aconteceu às 20h, no Tucarena, dia 25 de outubro, em São Paulo. A edição bate novo recorde de trabalhos inscritos e aceitos para análise do corpo de jurados: foram 567 trabalhos sobre temas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos que competiram em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet. O apresentador da premiação foi o jornalista Juca Kfouri e a TV universitária PUC cobriu o evento ao vivo.

O que é?

O Prêmio reconhece o trabalho de jornalistas que colaboram na defesa e promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais.  Além disso, homenageia a memória do jornalista Vladimir Herzog. Em 2016, o Prêmio Vladimir Herzog comemorou a sua 38ª edição mantendo-se fiel ao propósito de reconhecer, homenagear e premiar, anualmente jornalistas, que por meio de seu trabalho, contribuem e se destacam na defesa desses valores fundamentais.

inscrições são feitas pela internet, através do site Prêmio Vladimir Herzog mediante o preenchimento completo da Ficha de Inscrição online e o envio do material produzido em arquivo no formato e tamanho indicados no site. Para você conseguir ver todos os trabalhos premiados, clique AQUI.

“Liberdade, Liberdade abre as asas sobre nós” O jornal falado no vídeo, é o EX- 16, que foi responsável por desmontar a versão oficial do governo sobre a morte de Vlado. Confira algumas fotos do evento.
Prêmio Vladimir Herzog
Prêmio Vladimir HerzogPrêmio Vladimir HerzogPrêmio Vladimir HerzogPrêmio Vladimir HerzogPrêmio Vladimir HerzogPrêmio Vladimir HerzogPrêmio Vladimir HerzogPrêmio Vladimir HerzogPrêmio Vladimir Herzog

Texto: Nataly Assunção | Pesquisa e Revisão: Damaris Tavares | Fotos: Damaris Tavares, Nataly Assunção e Thais Carvalho | Entrevistas: Pamela Nagode | Edição do vídeo: Damaris Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X