Como João Doria conquistou o primeiro turno das eleições 2016

Por: Carolina Fernandes e Alisson Bruno

Revisão: Lucas Kalebe

A eleição de 2016, para prefeito de São Paulo, ocorreu dia 02/10, e João Doria (PSDB) tornou-se o primeiro candidato na história a se eleger no primeiro turno, beneficiado pela imagem de empreendedor e pelo desprestígio do PT.

Com um discurso de “sou gestor e não político”, João Doria Jr conquistou um eleitorado de 53,29% dos votos válidos, desbancando seus adversários Fernando Haddad (PT), que não chegou aos 17%, e Celso Russomanno (PRB), com menos de 14%.

Doria foi prestigiado pelo atual governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que foi seu “fiador” durante a campanha eleitoral. O empresário foi o candidato que mais investiu em tempo de propaganda na TV e na rádio, tirando do próprio bolso pouco mais de R$ 1 milhão para aumentar suas chances de propaganda, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outra medida usada para a conquista de tantos votos, foi o slogan “Acelera São Paulo” que tomou destaque em suas campanhas, por anunciar que no primeiro dia útil de 2017 irá elevar as velocidades  máximas permitidas nas marginais, contrariando a decisão tomada pelo atual prefeito Fernando Haddad. Essa mudança fez com que eleitores passassem a considerar o candidato.

“Não sou político, sou um gestor, um empresário” disse Doria em diversas ocasiões. Com esse discurso anti-político, o tucano se apresentou como um contraponto aos políticos tradicionais e desgastados, em razão a serie de escândalos revelados pela Operação Lava Jato. Desconhecido do eleitorado, a imagem de empresário bem sucedido e ex-apresentador de TV acabou sobressaindo durante a campanha.

Um comentário em “Como João Doria conquistou o primeiro turno das eleições 2016

  • outubro 21, 2016 em 8:22 pm
    Permalink

    Olar,
    Achei peba.
    Ps: ta errado ali “(…) com esse discurso anti-polític,o”. Acho que o revisor deveria estar mais atento aos erros gramáticas e de digitação.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X