A tecnologia a serviço da engenharia

Seria o inicio da evolução dos transportes pra os carro voadores?
(Foto: http://www.enabletips.com)

Por: Gabriela Ramos.

Uma iniciativa de um engenheiro americano pode estar prestes a revolucionar a sustentabilidade mundial começando pelos Estados Unidos.

Já imaginou andar em uma estrada que capta luz solar e transforma em energia elétrica? Essa foi a ideia de Scott Brausaw, criador da empresa Solar Roadways; sua proposta é substituir as camas asfálticas por placas de captação solar super resistentes.

Tais placas substituiriam também as atuais placas de sinalizações no trânsito e alimentaria com sua própria energia os semáforos e comércios próximos, melhorando não só as manutenções, pois a durabilidade dessas placas são de até 25 anos, mas como também a aparência estética pois dispensaria os diversos postes de energia elétrica atuais.

Porém, para iniciar este projeto em grande escala é necessário desembolsar em torno de 20 milhões de reais, o que seria um custo muito alto que poucos governos gostariam de investir – ou até mesmo nenhum – principalmente porque os retornos lucrativos só viriam a longo prazo. Mas mesmo com o alto custo o governo americano disponibilizou 100 mil dólares para a empresa de Scott montar um protótipo funcional e provar que 100% do território americano tem possibilidades viáveis de ganhar novas estradas com essa tecnologia implantada.

Apesar de ser um projeto originalmente americano, seria uma ótima ideia imaginar um protótipo autenticamente brasileiro o que seria uma ótima saída para as crises hídricas que muitos estados brasileiros precisam passar todos os anos, sendo que possuímos sol em abundância.

Isso prova que cada dia mais os avanços tecnológicos estão sendo usados não só para idealizar melhorias na ciência ou na comunicação, mas também na área da infraestrutura urbana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X