Kit educacional ajuda crianças aprenderem sobre robótica

Esse ano (2016) surgiu o RUTE, um kit educacional de produção nacional, desenvolvido com baixo custo, possibilitando ensinar eletrônica e robótica a partir de uma estrutura básica.  Esse aparelho é voltado para crianças que não possuem muito acesso a esse tipo conhecimento e não conseguem comprar um kit, pois a maioria são importados. O maior beneficio do RUTE é que custará em torno de 32,00 reais, dependendo da quantidade de peças e cada peça pode ser comprada em torno de 6,00 reais.

Outros kits educacionais já foram criados, como o kit importado da Lego Education, porém seus custos não são acessíveis. Geralmente o valor desses kits custam em torno de U$ 100 a U$ 300,00 cada e para trazer até as escolas alguns kits educacionais, o valor pode passar de U$ 2.000, mais as taxas, impostos e os valores da importação. As vendas desses kits importados em lojas no Brasil, chegam a ser até 3 vezes maiores do que os valores originais.

O idealizador do Projeto, Ricardo Cavalline – fundador do Makers Brasil – informa que o projeto também é sustentável, pode ser usados os lixos eletrônicos na criação do RUTE, facilitando ainda mais o desenvolvimento de baixo custo. Para montar os protótipos precisará de uma noção básica de eletrônica, no próprio site do RUTE, você poderá aprender como montar o seu kit, ajudando as crianças e até jovens e adultos a conhecerem mais o assunto, de forma criativa e divertida. Nesse vídeo, o Ricardo apresenta o seu projeto educacional.

Mais informações de como fazer seu kit, conhecer mais do projeto e seus benéficos ou contribuir para que ele ganhe ainda mais visibilidade, entre no site www.rute.io.

Texto: Damaris Tavares | Foto: Creative Commons com modificação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X