Um futuro onde apenas o celular será necessário

Por: Lucas Kalebe e June Hellen

Aplicativos têm crescimento frenético e especialistas projetam substituição da carteira

Sempre que você tem algum compromisso, algum evento para ir, ou um simples passeio, existem alguns itens que não pode esquecer. Além dos triviais, que são as chaves de casa ou documentos, esquecer o cartão ou a carteira pode significar uma saída perdida. Mas a tecnologia segue suprindo tantas necessidades, que já caminhamos para um futuro onde apenas o celular será o suficiente para socorrer nessa situação.

Desde 2010, o pagamento por cartão de crédito utilizando apenas o celular já é uma realidade acessível no Brasil. Com a crescente criação dos aplicativos e sites que facilitam esse processo, consumidores e vendedores passam a adotar esses meios e optar pela praticidade.

Com a constante evolução da tecnologia, a acessibilidade remota – que é uma tecnologia que permite acessar um servidor privado por meio de um aparelho eletrônico – está cada vez mais disponível para quem vive conectado e não quer perder tempo. Em evento da Mobile World Congress, que reúne e divulga as últimas novidades para celulares, representantes do setor projetam que em torno de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo já usam a função de pagamento por cartão de crédito via celular. Representantes do setor afirmam que esse número pode dobrar em menos de dois anos, baseados no enorme crescimento e acesso oferecido.

Tendo em vista as possibilidades via celular, especialistas em tecnologia já conseguem prever que os celulares irão substituir tudo o que guardamos em nossas carteiras. Além dos cartões de crédito, que já são uma realidade, documentos de identidade, passes de transporte, ingressos, e solucionar diversos problemas, como apresentação de comprovantes digitais, perdas e furtos, entre outros.

A tecnologia se inova constantemente e já é possível até abrir contas por aplicativos. O que antes as pessoas precisavam se deslocar até uma agência, hoje é possível apenas acessando o celular. Algumas pessoas que já utilizam o serviço afirmam que esses avanços são totalmente úteis, e ainda apontam questões sustentáveis pela substituição do papel. Em entrevista, o usuário Ricardo Ribeiro, assistente jurídico, disse: “Para mim é um avanço muito positivo… Você não perde as coisas, não corre o risco de esquecer em algum lugar e tem acesso 24 horas, sendo 100% benéfico. Acredito que futuramente você possa resolver todos e quaisquer problemas com um clique. Exceto problemas de relacionamento”, brinca.

Porém, com tantos benefícios, é preciso ficar atento aos riscos e preocupações que essas evoluções trazem. A grande quantidade de informações contidas no celular torna o proprietário um alvo para roubos e hackers. Mesmo muitos serviços e aplicativos precisarem de senhas e autorizações presenciais para confirmar, criminosos da internet já provaram que não é um empecilho insuperável. Devido esse alto risco, os criadores e provedores de redes para pagamento via celular estão trabalhando cada vez mais em meios que impeçam essas invasões. A projeção é otimista, visando uma praticidade e controle cada vez maior, proporcionando segurança e simplicidade em ações da rotina, possibilitando assim que as pessoas desfrutem de tantas vantagens.

android-pay-pode-ser-lancado-ainda-este-mes
Com o acelerado avanço da tecnologia, consumidores ganham mais praticidade na rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X