Você já leu seu jornal hoje?

Com os avanços tecnológicos fica cada dia mais fácil ter acesso a informação

(Foto: Stav.Kp)

Por: Guilherme Silva, Gabriela Ramos e Hélder Magalhães

Que as formas de busca de conhecimento e informação mudaram desde os seus primórdios é inegável. Com tantas ferramentas digitais como sites de busca, sistemas de hastags, pen drives fica fácil achar qualquer conteúdo online e até mesmo offline basta salvar. Mas quem nunca ouviu dos mais velhos com ar nostálgico “No meu tempo era diferente, a gente passava horas procurando respostas nos livros”?

Até mesmo os meios de comunicação evoluíram através dos anos, passando de impressos à OnDemand, mas o que essas mudanças influenciam em nossas vidas além da instantaneidade e rapidez? Para a jornalista dos portais POPline e ROCKline Amanda Faia os conteúdos Web podem andar lado a lado com o impresso porém demanda-se cuidado e investimento. Mas não é só ela que pondera moderadamente o avanço da tecnologia,  para o Assessor de Imprensa Chrystian Gedra os avanços e o que eles propiciam vai muito além de simplesmente ter mais acessibilidade, para ele o uso de meio tecnológico dependem muito de quem o utiliza e como utiliza pois qualquer boato pode se tornar uma verdade disfarçada em mãos erradas. Mas para ambos a tecnologia é uma grande aliada dos meios de comunicação atuais possibilitando uma maleabilidade que os produtos físicos não permitem.

Entretanto mesmo com todo o cuidado  que os grandes veículos e os novos veículos tem tomado nessa migração para internet, as novas tecnologias na comunicação ainda não criaram uma forma estável para se estabelecer nessa nova plataforma. Tudo ainda é muito novo, e apesar dos novos aparatos tecnológicos proporcionarem um grande passo em relação a produção e divulgação do trabalhos jornalísticos, muitos dos profissionais e empresários proprietários desses veículos, ainda não sabem como manter um público fiel na Web e também de como se estabilizar economicamente, já que a venda do produto físico se perdeu  na migração para o online e publicidade nesse meio é muito mais competitivo

 

 

Tecnologias que expandem a comunicação. (Foto: Alemiguelblog)

 

Outra problemática enfrentada com o avanço tecnológico na comunicação, é que com a chegada das novas tecnologias, principalmente a internet, o fluxo de produção da informação aumentou em grande escala, o que seria um ponto positivo para um dos carros chefes da comunicação, o jornalismo, acabou se tornando mais um problema. Quando grande parte dos veículos na Web disputam diariamente uma corrida para decidir quem será o primeiro a publicar a notícia, ter mais exclusividade e atenção. O erro, no entanto é que isso acontece de forma tão descontrolada e impulsiva que resulta em erros que podem acabar se tornando um vicio no meio, como a informação incorreta e a falta de aprofundamento na produção das matérias. Junto a isso, temos também a questão das redes sociais, onde o compartilhamento de  noticias, posts e imagens sem apuração resulta na divulgação desenfreada de falsa informação.

O Assessor de imprensa Chrystian Gedra, analisa a essa questão com outro olhar. Para ele o erro da desinformação não deve ser atribuído as mídias sociais em si, ‘’ O problema não é a tecnologia, mas quem a manuseia, pois, se todos soubessem usar corretamente as redes sociais, não teríamos problemas e notícias falsas sendo tomadas como verdade ‘’ afirma Gedra.

Chrystian também levanta um aspecto positivo quanto o desenvolvimento tecnológico na área. Explica que as novas ferramentas tecnológicas nos permitem montar aquilo que desejamos consumir, “personalizar o que quer saber e acompanhar e ter uma linha de informações a apreender distinta dos outros’’, dessa forma não tendo como única fonte de informação o conteúdo compactado oferecidos pelos veículos tradicionais.

Mercado

O Avanço tecnológico na comunicação foi, e ainda é tão transformador que suas mudanças não se restringem apenas na forma de como a sociedade passou a consumir informação. O mercado de trabalho dos comunicólogos em geral também sofreu grande impacto, especialmente o jornalístico. Para a Jornalista Adriana Faia, mesmo que o jornalismo mais tecnológico pertença a outro tipo de meio de comunicação, os profissionais de outros meios como TV e rádio precisam sempre estar por dentro do que se passa no Online, “dominando as vertentes de comunicação’’ afirma Amanda.

 

redacao-da-era-digital-wikimedia
Avanços tecnológicos revolucionaram o conceito da redação de jornalismo.                        (Foto: Wikimedia)

 

Quanto ao jornalista que já está inserido no meio deve ser criativo e predisposto, já que esse competirá diariamente com tantos outros veículos que produzem o mesmo tipo de conteúdo e ainda com as redes sociais, que produz constantemente um grande volume de informação, portanto  “o comunicador precisa vender a reportagem com muito mais cuidado. Você precisa ganhar o leitor, se sobressair. É bem mais difícil ’’ explica a jornalista.

Futuro

Ainda sobre possíveis transformações tecnológicas atuais e futuras que podem causar modificações na comunicação, Amanda considera que nada nos próximos anos deve ser ou considerar-se estático, a comunicação e informação juntamente com a tecnologia só tende a evoluir, e sempre existirá a possibilidade de transformação, “De 140 caracteres passamos para 10 segundos e continuamos nos comunicando. A cada ideia nova que surge, nos adaptamos’’ afirmou Amanda.

Um comentário em “Você já leu seu jornal hoje?

  • novembro 23, 2016 em 1:23 am
    Permalink

    Excelente. Você é um baita de um escritor diga-se de passagem.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X