Crise de ansiedade atinge brasileiros

Na última semana, a atriz Cléo Pires, que está no ar atualmente na novela “Haja Coração” da Rede Globo, sofreu uma crise de ansiedade ao embarcar em um avião. Foi atendida e medicada no local e teve que adiar sua viagem mesmo não tendo alterações em seus exames. A mesma, que está acostumada a viagens aéreas em sua rotina não tem histórico de ter medo de avião e nunca passou por algo parecido. Segundo médicos, tudo indica que foi reação decorrente ao estresse. Assim como Cléo, milhões de pessoas passam por situações parecidas diariamente. O neurologista Fernando Figueira explica a situação:

“A crise de ansiedade é uma sensação de medo inesperada e inexplicável. Geralmente é desencadeada por situação de ansiedade aguda. Se a pessoa estiver passando por um período emocional conturbado, isso pode iniciar o fenômeno.”

Recomenda-se medicamentos para poder controlar essas crises e um acompanhamento psicológico fundamental para o fortalecimento emocional.

De acordo com estudos feitos pela ONU, os casos de distúrbios emocionais estão aumentando no mundo. Entre 1990 e 2013, o número de pessoas que sofrem com depressão ou ansiedade passou de 416 milhões para 615 milhões.

Mas como toda doença, não é uma coisa simples e tem seus riscos, e por isso precisamos ajudar quem sofre. Frases como: “Você precisa tomar um ar”, “Já tentou simplesmente não ter depressão?”, “Você é preguiçoso, é só sair da cama!”, “É muito drama por nada, tome uma atitude.” Não ajudam em nada e só pioram a situação da pessoa. É uma situação difícil e exige compreensão dos que estão em volta, pois lutar contra a depressão e ansiedade é uma batalha diária que não se vence sozinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X