É Gripe ou virose?

Por: Ana Paula Silva

O H1N1 é um surto de gripe , e tem como sintomas, o cansaço em grande proporção, enjoos, mal estar, dores pelo corpo e até diarreia. Este vírus conhecido também como gripe suína, pode acometer todas as idades.

A gripe tem tratamento, existe medicações especificas, denominadas como Oseltamivir ou Tamiflu, porém nem todos tem a necessidade de fazer o uso dos medicamentos, é apenas indicado para pessoas com maior risco de saúde, causado pelo vírus. A vacina contra a gripe, tem como duração no corpo por volta de um ano, e está disponível na rede publica para crianças de 6 meses á 5 anos de idade, gestante, idosos, profissionais da saúde, pessoas que vivem em instituições e a população indígena, sendo possível encontrar dois tipos de vacina,a trivalente e a tetravalente. Melhor dica pra evitar esse vírus, é tomar água mais que o habitual, comer bem, preferindo alimento saudáveis e com muitas vitaminas, dormir  bem e realizar a pratica de esportes e exercício físicos com frequência. Nessa situação, o melhor remédio é cuidar de sua saúde com toda a atenção.

De acordo com a aposentada, Dna. Maria Helena da Conceição de 65 anos, “Tomar a injeção, foi a melhor forma de poder me prevenir contra essa gripe, sou uma pessoa bem agitada, vivo andando na rua para cima e para baixo resolvendo coisas”.

O vírus H1N1 é do tipo influenza A, um dos causadores da gripe comum, responsável também pela pandemia de gripe suína em 2009.  Em 2016, o vírus resolveu aparecer mais cedo, em Março. Segundo o secretário Alexandre Padilha, a cidade de São Paulo, já registrou oito mortes e sessenta e seis casos confirmados da gripe H1N1,somente neste ano.

“É muito difícil praticar exercícios, geralmente, faço uma caminhada. A gripe H1N1, pegou muitas pessoas desprevenida. Como sou aposentada, assim que fiquei sabendo que a vacina estava disponível nos postos de saúde para pessoas como eu, não pensei duas vezes, rapidamente tratei de me prevenir, alias, essa gripe mata. Estou muito nova pra morrer, cheia de saúde, quero curtir meus netos” conta Dna. Maria, ao ser questionada sobre o vírus, “Posso dizer, que mudei muita coisa da minha rotina, percebo que preservar a vida, é como preservar a natureza, se você não regar as plantas todos os dias, elas morrerão, assim é com a vida, temos a oportunidade de nascer todos os dias” acrescenta a aposentada, e finaliza com a afirmação que, a melhor forma de prevenir essa gripe, e se alimentando bem, se agasalhando e praticando exercícios, é saber quebrar o protocolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X