Lactose: A inimiga da vez

Por: Ana Paula Silva

Bactérias intestinais, nossos “hóspedes” invisíveis, isso mesmo, a poderosa bactéria que consome os alimentos não digeridos que está sobrando dentro do intestino. Algumas pessoas tem uma quantidade bem menor desta enzima, quando tomam leite, a lactose não consegue ser totalmente digerida. Resultado: “o açúcar fica sobrando no intestino”. Quem faz esta digestão é uma enzima chamada lactase, ela quebra a molécula da lactose, que penetra na corrente sanguínea para nos fornecer energia. A intolerância a lactose não é uma doença grave, mas seus sintomas podem ser bastante incômodos. Os sinais geralmente começam entre 30 á 2 horas depois de comer ou beber alimentos que contém lactose, sintomas frequentes são eles: diarreia,cólicas abdominais, flatulência, náuseas e vômitos.

De acordo com Mariana de Souza Silva, portadora da alergia, não é necessário nenhum tratamento medicamentoso para a intolerância a lactose, para os casos mais graves, já é existente no mercado, leites e outros produtos lácteos sem lactose, e uma boa solução para consumir laticínios, é também possuir medicamentos para repor a lactase. O paciente pode tomar em pó, pílulas ou líquido, logo antes da refeição, assim permite uma melhor digestão dos laticínios.

“É muito difícil ter alguma coisa para eu comer nos lugares, às vezes eu pergunto se contém leite e ninguém sabe me responder, acho isso um descaso com as pessoas que tem restrições alimentares, então eu sempre carrego meus lanches na bolsa para não passar fome” diz Mariana, ao ser questionada sobre como é sua rotina. “Minha vida mudou completamente, sempre que vou ao mercado preciso ler os ingredientes de tudo que compro, para ver se contém leite ou não. Eu não como mais nada que comia antes, eu emagreci 5 kg por conta disso, mas, agora estou mais acostumada” finaliza. Porém, confessa que chorou quando descobriu sua intolerância a esse alimento, considerado um dos mais nobres. Ela também acrescenta que, uma boa maneira de ajudar o seu corpo e a sua saúde, é fazendo caminhadas, exercício o qual pratica frequentemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X