Chega ao fim a semana do ENCOM 2017

Texto por Acza Tertuliano

Entrevistas por Acza Tertuliano e Barbara Angelon

Revisão por Rauena Barradas

Foto de capa por Mateus Borge 


“Para ser criativo e transmitir informação, é preciso primeiramente se informar” diz Renato Brandão.

A semana do ENCOM 2017, na Universidade Cruzeiro do Sul, foi repleta de palestras apresentadas por grandes nomes do nosso jornalismo, como Sergio Gomes e Audálio Dantas, que também foi homenageado na abertura. Os eventos se dividiram entre os Campus de São Miguel e Liberdade e reuniu dezenas de estudantes da aérea de comunicação, os mesmos ficaram responsáveis pela cobertura e assim puderam exercitar o que estão aprendendo em sala de aula.

No campus Liberdade, na manhã de sexta-feira, (05), aconteceu a penúltima palestra antes do fechamento oficial. O palestrante da vez foi Renato Brandão e o assunto abordado pelo mesmo foi “Os desafios da edição de arte e da infografia no encantamento do leitor contemporâneo”, Renato contou um pouco de sua trajetória e deu praticamente uma aula sobre infografia, relatando erros que ele mesmo já havia cometido e aconselhando aos comunicólogos presentes de como trabalhar com esse recurso comum na atualidade, pois através dele a informação é passada de uma forma mais simples, rápida e esteticamente mais bonita, agradando o leitor que procura algo prático e acessível.

Durante a palestra, Renato foi dando dicas de como um Editor de Arte, e qualquer outro jornalista, deve começar o dia e como se deve exercitar o processo criativo; segundo ele é essencial que todos, logo pela manhã, procurem se informar do que está acontecendo no mundo, lendo jornais, blogs, ou até mesmo recorrendo a redes sociais. Conhecer o público, tomar cuidado com a veracidade das informações e com o banco de dados usado também foram assuntos citados no decorrer da palestra.

Em entrevista, o ex Editor de Arte da Folha de S. Paulo classificou o leitor contemporâneo como exigente, inteligente e amplo, pois a diversidade é cada vez maior e a procura por informação também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X