Infografia é o assunto da palestra na manhã de sexta-feira

Texto e entrevistas por Luana Christina de Oliveira

Foto de capa por Mateus Borge


O Encom (Encontro de Comunicação) recebe o palestrante Renato Brandão para comentar sobre infografia que é importante nos jornais impressos.

Com o tema “Os desafios da edição de arte e da infografia no encantamento do leitor contemporâneo”, Renato Brandão, da Folha de São Paulo e empreendedor de infografia, levou a frente uma palestra para os alunos de jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul.

Renato explica que infografia são informações rápidas, parecido com um tipo de dados, porém um recurso dinâmico e objetivo utilizado para explicar ou exemplificar a notícia. Ele afirma que as primeiras infografias eram das guerras, como exemplo as fotografias de armas utilizadas e que para ser infografista, necessita ser um design por saber as técnicas, mas também é importante ser jornalista pois, se está trabalhando em um jornal, deve-se saber detalhes sobre isso.

Para melhor entender sobre o assunto, trouxe capas e notícias de jornais impressos com infografias, falando que deve obter impacto, assim como uma imagem e ambos sempre tem alguma informação. Diz que o projeto gráfico do jornal com infografia caiu um pouco e hoje o design ficou mais valorizado.

Com dinâmica e utilizando os ouvintes como exemplo, deixou mais simples e fácil compreender sobre o assunto.  E para encerrar a palestra, Renato Brandão comentou um pouco sobre o impacto visual que o digital trouxe para a infografia que são: movimento, som e, também, a interatividade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X